Ajuda com TL866ll Plus

Responder
Falcon3872
Receptor: Alguns

Ajuda com TL866ll Plus

Mensagem por Falcon3872 » 27 Out 2020 17:24

Caros amigos e colegas de profissão, preciso de uma ajuda de vocês, Eu tenho um gravadora tl866cs e me atende muito bem há anos sem me deixar na mão em nenhuma situação, agora como ela ficou um pouco ultrapassada e as eprons evoluíram temos que nos atualizar querendo ou não, dai adquiri um modelo mais atual dessa gravadora, só que me deparei com algo inesperado, eu atualizei ela como pede assim que a conectamos no pc, baixei do site do fabricante o drive de instalação dela, e instalei a mesma dai testei algumas sop8 e reconheceu e leu e gravou normal, beleza dai encaixei o adaptador sop 48 com suporte de memória nand8 e encaixei uma nand que consta na lista de memórias suportadas pela gravadora, dai cliquei na opção ler e ela faz o processo de leitura normal depois fazer a verificação da nand mas desaparece a opção de gravar e de salvar o arquivo que foi lido..!
Alguém já passou por isso.? Já tentei baixar drives anteriores e todos qdo conecto a gravadora no cabo usb plugado no pc automaticamente pede pra atualizar o drive sem dar opção de prosseguir..!! O interessante é que lê a nand mas não deixa salvar e nem gravar..!
Se alguém poder me da uma luz fico agradecido..!!

Aguia Eletronica
Super-Moderador
Super-Moderador
Receptor: Vários

Re: Ajuda com TL866ll Plus

Mensagem por Aguia Eletronica » 30 Out 2020 09:47

Olá Falcon3872,
As Xgecu TL866II Plus tem apresentados vários problemas na identificação dos chips, no cabo usb, com módulos adaptadores e também na conversão de voltagem para chips que trabalham com 1.85V.
Mesmo o chip estando na lista de suporte, não faz o reconhecimento corretamente e temos que fazer a leitura várias vezes até conseguirmos obter o arquivo para salvar.
Não são todos equipamentos, mas, talvez, problemas em alguns lotes e até a possibilidade de dispositivos clones, como ocorreu com as 866A/866C.
A principal reclamação dos programadores é que eles não desenvolveram um software específico para ela e, sim, incluíram novas instruções ao software antigo das 866A/866C.

Qual adaptador TSOP48 está usando?

Imagem

Recebeu algum erro de identificação dos pinos?
Imagem

Em alguns casos, até o Soquete de 40 Pinos tem apresentado problemas e alguns usuários estão substituindo pelo Aries.
Imagem

Agora, independentemente do Programador usado (TL866, RT809 e outros), se o chip tiver defeituoso ou com muitos bad bloks, acontece exatamente o problema que descreveu.
Qual Nand Flash está tentando copiar?
Passe mais detalhes, ok!

Falcon3872

Mensagem por Falcon3872 » 30 Out 2020 22:49

Boa noite e obrigado pelo retorno..!!
Estou usando o verde da esquerda, e quando da erro nos contatos metálicos ( pinos ) da um alerta na tela e tb não efetua a leitura, como tentei explicar na mensagem acima ele lê normalmente ou faz o processo de leitura só que não da opção para gravar e além de ler ele após o suposto processo de leitura ainda verifica a nand..!
E dá tudo ok, mas as opções que eu marquei com uma seta em vermelho não aparecem para me dar as opções de gravar ou salvar e etc..!
Já baixei umas 10 versões de software para ter certeza que não era uma com defeito e todas dão o mesmo resultado, ah e outra já tentei em 4 pcs diferentes e 2 notbooks com win7, win 8.1, win10 32bits e win10 64 bits o resultado são os mesmos..!!
Já troquei de cabo usb e nada..! Incrível uso a tl866cs a mais de 5 anos e nunca me deu problema.!
E sobre o chip que estou tentando ler e gravar é {FMND1G08U3D} e levei a nand na oficina de um amigo antes de pedir ajuda e a rt809h dele reconheceu o chip normal e fez a leitura, e salvou o arquivo existente..!
Então estou entre devolver a gravadora ou o adaptador ou os dois..skskskskskskskks
Brincadeira temos que resolver esse tipo de problema não desistir antes de tentar pq qualquer experiência positiva já é um grande aprendizado..!
Qualquer outra dica será bem vinda..! E desde já agradeço..!

Imagem

Aguia Eletronica
Super-Moderador
Super-Moderador
Receptor: Vários

Mensagem por Aguia Eletronica » 31 Out 2020 21:50

Considerando que você já atualizou com a última versão de software e atualizou também o Firmware, as opções que poderia temtar são desabilitar as opções abaixo:

Imagem

Se já tentou sem sucesso, talvez o problema seja maior que pensamos.

Como disse acima, certos problemas acontecem com determinados lotes de equipamentos e não podemos descartar a hipótese de que os que possuímos estejam incluídos nesta situação.
Tem casos de erros de leitura de uma simples Macronix de 8MB, que foi resolvido com atualização de software e uma indicação de alteração de hardware -> https://www.eevblog.com/forum/projects/ ... rog-g75vx/

No Fórum Ofiicial existe um relato de erro de leitura e gravação de alguns modelos de Nand Fash e indicam problemas no adaptador e uma correção no PCB do Adaptador TSOP48.
Dá uma lida que vale a pena -> http://forums.xgecu.com/viewthread.php? ... a=page%3D1
Pode até não ser aplicado a sua situação, mas, se resolver, poderemos transcreve aqui posteriormente.
Reporte os resultados, ok!

Falcon3872

Mensagem por Falcon3872 » 13 Nov 2020 22:02

Obrigado pelo retorno mas fiz tudo que indica no site, só não troquei o resistor e nem o capacitor cerâmico pq o vendedor não autorizou dizendo que todos que ele vendeu não precisou alterar nada e se eu alterasse perderia o direito de devolução e ou troca..!
Dai devolvi o adaptador ..! Mas agradeço aos que tiraram um tempo pra poder me ajudar..!!

Responder

Voltar para “Gravadoras Eeproms”