Bravissimo sem sinal nos Tuners- Reposiçao da Informaçao

jason
Administrador
Administrador
Receptor: Gradiente

Bravissimo sem sinal nos Tuners- Reposiçao da Informaçao

Mensagem por jason » 06 Abr 2015 11:46

Bravissimo sem sinal nos Tuners- Reposiçao da Informaçao ano 2012:

Jason » Qui Fev 16, 2012 2:39 pm
Estamos tentando resolver o caso de um Bravissimo que fica sem alimentaçao propia nos LNBs, tanto no tuner 1 como no tuner 2.
Funciona tudo mas nao pega nenhum sinal de satelite porque os LNBs nunca recebem alimentaçao.
Porem, o aparelho funciona bem com a alimentaçao dos lnbs conetados na saida LOOP de outro receptor.
Ate agora existem 2 possibilidade:
1- falha de hardware (componentes queimados ou soldas frias)
2- falha de soft (recovers disponiveis sem possibilidades de levar o aparelho ao estado de fabrica 100%)
amloger » Ter Fev 21, 2012 4:35 pm
Boa tarde, tive esse mesmo problema no bravissimo twin que é causado pela queima do CI MP8125 regulador de tensão do tuner. O ci fica na posição u22 (para o tuner 1) e u17 (para o tuner 2), no meu caso o tinha queimado o CI apenas do tuner 1 e o sinal ficava em 7% e 10%, quando fui medir o outro CI dei uma bobeada e queimei ele também. a solução foi retirar os 2 CI e jampear a alimentação do diodo D4 para o D5 (tuner 1) e do diodo D12 para o D13 (tuner 2). Como não bastava apenas jampear pois a alimentação dos diodos D4 e D12 são da fonte, ou seja, 12volts arrisquei e troquei a fonte para uma de 18 volts e funcionou blzinha a medição dos tuners ficou em 18,3 v. O sinal do 70w, 61w e 43w ficou normal nos 2 tuners, mas não consegui de maneira alguma sinal no Xispasat 30w no tuner 1 ou 2, achei muito estranho não funcionar apenas o 30w, mas agora fiquei em um beco sem saida pois o apontamento esta perfeito, (uso um bravoo+).
Estão comentando a possibilidade das Keys serem trasmitidas no 61w, se ninguém tiver uma ídeia para me ajudar vou esperar para ver se posso utilizar o 61w para o SDS. Para o pessoal que esta com o mesmo problema do CI queimado, e não tem garantia, recomendo que tentem fazer essa alteração eletrônica (desde que possua conhecimento para tanto). O aquecimento ficou pouco mais do normal.

D5 , D13 sao diodos de proteçao ...:

Product: MP8125
Product Info
550mA, 8-14V Input, LNB Power Supply and Control Voltage Regulator
Description
The MP8125 is a voltage regulator designed to provide efficient, low noise power to the Satellite receiver’s RF LNB (Low Noise Block) converter via coaxial cable through a DiSEqC 1.x compatible link that receives instructions from a dedicated controller. The MP8125 integrates a current mode boost regulator followed by a tracking linear regulator. The boost regulator provides a clean and quiet power source that will not contaminate the low noise RF signal down converted to the receiver. The tracking linear regulator protects the output against overload or short. The MP8125 provides a number of features described in the European EUTELSAT specification (DiSEqC) including: voltage selection of horizontal or vertical polarization directions of LNB and a selectable VOUT compensation for voltage drop on the long coaxial cable. In accordance with DiSEqC standard, a tone signal of 22kHz is generated by an internal oscillator and can be activated or deactivated onto output by EXTM pin.

Features
• DiSEqC 1.x Compatibility
• Up to 550mA Output Current
• 8V to 14V Input Voltage
• Boost Converter with Internal Switch
• Low Noise LDO Output
• Built-in 22kHz Tone Signal Generator
• Programmable Current Limit
• 1V Line Drop Compensation
• Adjustable Soft-start Time
• POK Indicator
• Short Circuit Protection
• Over Temperature Protection
• TSSOP16 Exposed Pad and 24-pin QFN (4 x 4mm) Packages

Teoricamente o estandar diz que sao 13 volts para as verticais e 18 volts para as horizontais.
Na pratica 12 ou 13,5 é a mesma coisa e acima de 16 volts ja pega as verticais.
Isso pode depender em todo caso do propio LNB.
Repare que a tp 11972 é uma das tps fracas que nem em todo lugar pega bem. Teria que fazer um ajuste fino nela.
E leve em conta que quando usamos a opçao LOOP de outro receptor geralmente estamos introduzindo uma pequena perda em dBs para o receptor que estamos alimentando.
Temos outra forma de alimentar o LNB sem ter que usar outro receptor com um elemento chamado "current injector for lnb".
Nao é muito facil de achar esse bichinho em qualquer cidade
Eu tambem consegui fazer ele funcionar com uma fonte de 12 volts e um capacitor de desacople e deu o mesmo resultado.
Na verdade quando levamos alimentaçao DC pelo cabo ate o LNB, o receptor pega o sinal de retorno modulado em baixa tensao que o tuner amplifica e sintoniza.
zeantonio2006 » Ter Jul 03, 2012 12:08 pm
Será que pode ser o mp8125? Estou com um igual a este na bancada ainda sem solução. Amigo, saber_eletronica vc conseguiria importar também este componente pois ainda não descobrimos o que ele é

No Bravissimo a fonte esta muito no limite. Mas nem tanto pelo consumo ( eu testei sem problemas com a fonte do Smart 2 durante muito tempo e sem nenhum problema).
O consumo nunca passou de 1, 2 amperes em condiçoes normais, com um pico de 1,5 amperes no boot do sistema.
A coisa parece estar mais pelo lado da qualidade da fonte, que nao trabalha dentro dos valores que ela diz poder trabalhar.
A observaçao do Everazbravissimo é valida e temos que ter bem em conta para fazer outros testes por outros usuarios.
Mas uma coisa que nao baté é o fato de que se a fonte falha, ela deve falhar para os dois tuners e nao somente para um.
A entrada de 12 volts do Bravissimo alimenta o receptor todo, e ele falou que mediu os tuners e caía a tensao do tuner 2.
Entao nesse caso quem estava falhando devia ser a fonte interna do tuner 2 e nao a fonte geral.
O integrado encarregado de enviar corrente para os LNBs é o MP8125, (tem um MP8125 para cada LNB), que ja temos visto muitos queimados por ai, portanto nao é de se estranhar.
Em principio esse integrado deveria poder trabalhar bem até com uma variaçao importante ou quedas na tensao de entrada na fonte, mas teoria é uma coisa e a pratica é outra por isso , a suspeita da fonte ruim continúa.
O depoimento do user que falou que seu cooler ficava variando a velocidade se estava ligado no USB do Bravissimo, tambem ajuda a suspeitar da fonte (a fonte USB fica dentro da placa do Bravissimo e nao na fonte externa).
Com certeza que os que tenham uma fonte extra de 12 volts de boa amperagem, deveriam testar isso em primeiro lugar porque é bem possivel que em algum caso a troca da fonte ajude a evitar esse problema ou entao a melhorar a performance do aparelho.
No entanto tenho a impresao de que o problema da tela preta nao esta relacionado a fonte é sim a um problema de software.
O importante vai ser os testes que outros users possam fazer nesse sentido.
Imagem

marciodls
Forista Conhecido
Forista Conhecido
Receptor: Generico

Re: Bravissimo sem sinal nos Tuners- Reposiçao da Informaçao

Mensagem por marciodls » 06 Abr 2015 12:13

Amigo Jason para aquele outro modelo de placa que postei nao tens como recuperar o tuto que tava la no AZ-BR? ou conseguir esse tuto com alguem?
Desde ja agradeço e fico no aguardo.
No fórum azbr sei que tinha o que fazer nesses casos, mas estou com um bravíssimo sem sinal nos 2 tuners e gostaria de saber onde faço os Jumper para eles voltarem a funcionar.
segue fotos da placa dele
Editado para fundir informaçoes JASON
DENIA
Imagem

Imagem
Flavio A Bezerra:
Amigo boa noite,geralmente estes STP (Serviço Técnico Provisório) Jumper, só funciona por algum tempo, pois está mudando o LAYOUT da placa do receptor,com o tempo vai sobrecarregar outro componente e assim por diante o correto é o amigo comprar o CI (Circuito integrado) de alimentação dos tunners (CI MP8125) e substituí-lo mas se o amigo quer uma solução rápida basta abrir o deco virar de ponta cabeça e soldar um diodo 4007 ou 4004 ligando um tunner ao outro, a parte do diodo onde não tem a faixa branca(anodo) solde no primeiro pino do tunner bom, e o anodo( lado do diodo com a faixa branca) solde no primeiro pino do tunner queimado,desta forma irá funcionar,mas como disse com o tempo irá sbrecarregar um outro componente e também o tunner, o correto é o amigo trocar o CI, abraço e boa pascoa.
ImagemImagem

jason
Administrador
Administrador

Mensagem por jason » 06 Abr 2015 12:40

O problema sem sinal nos tuners ocorre quando queima o CI que alimenta os LNBs.
Nos primeiros modelos de Bravissimo era o MP8125 (de 14 pinos)
Nos ultimos era o CA2 (6 pinos).

Quando queimava um dos Integrados nao ia tensao para os tuners.
A soluçao provisoria era fazer um curto no transistor para levar 12 volts direto ao tuner queimado.
Isso nao é a melhor soluçao porque vamos levar 12 volts e somente vamos pegar as TPs verticas.
Essa ponte funciona tanto para o MP8125 como para o CA2 porque o principio é o mesmo.

Qual é o inconveniente disso?
Que fazendo a ponte jamais teremos os 18 volts necesarios para as TPs Horizontais e ficaremos sempegar um monte de canais, porque a funçao do integrado é basicamente essa: gerar como fonte chaveada uma tensao de 18 volts a partir de uma entrada de 12 volts.

Se voce nao tem alimentaçao em nenhum dos tuners entao indica que os dois CIs estao queimados ( ou os dois transistores que funcionao como chaves on-off, mas esse geralmente nao é o caso).

Nas fotos que conseguimos recuperar esta indicado o procedimento para fazer a ponte nas placas com MP8125.
A ponte para o CA2 nao tenho ainda a foto.
Conseguimos recuperar somente a metade daquele topicod o AZBR, mas é questao de tempo para conseguir essa foto tambem.

Veja que no Thunder acontece alguma coisa semelhante as vezes, nao é exatamente o mesmo CI mas é o mesmo principio de conserto: fazer uma ponte no mosfet ou transistor.
https://www.azbr-jason.com/forum/viewtop ... 4&t=29#p35

Deletamos o outro topico falando deste asunto para concentrar tudo aqui..
.
Imagem

marciodls
Forista Conhecido
Forista Conhecido

Mensagem por marciodls » 06 Abr 2015 15:40

Valeu Jason vou fazer uns testes aqui vejo se consigo alguma coisa, quando tiveres a imagem ai faço conforme a imagem. Mas muito obrigado pela ajuda.
ImagemImagem

Pirateiro_Digital
Moderador
Moderador
Receptor: Az-América S1001

Mensagem por Pirateiro_Digital » 16 Set 2015 15:05

Aqui tem o vídeo de onde deve ser feito o jumper:

E aqui uma foto mais detalhada:
Imagem

ricardoalcor
Receptor: bravissimo

Mensagem por ricardoalcor » 30 Set 2015 17:06

gostaria de ajuda,,, os tuners quando ligo na tomada sai 12v dos tuners mas quando o aparelho inicia dai ja nao sai tensão,,, será que queimou os tuners ou recovery resolve?

obs,,, verifiquei com multimetro

alan wake
Colaborador
Colaborador
Receptor: combate HD

Mensagem por alan wake » 01 Out 2015 22:52

tenta o recovery e ver se resolve....( modo mais fácil )

a queima dos circuitos integrado sao causada pelos capacitores do tuner que esta no valor de 16v x 1000uf

so para ter uma ideia nos tuner e gerada uma tensao de 18v como pode ter capacitores no valor de 16v ?

e isso que causa seu aquecimento ressecando o mesmo com isso queima os CI... deve ser trocado para um valor de 25v x 1000uf...

Imagem
ImagemImagem

jason
Administrador
Administrador

Mensagem por jason » 04 Out 2015 00:07

seria bom fazer um recover primeiro e ver se nao é problema de software
Imagem

felipelagoas
Receptor: Azbox Bravissimo

Mensagem por felipelagoas » 19 Out 2015 16:32

Jason boa tarde,

Meu bravissimo é da placa modelo SMB.033.07 e neste modelo de placa eu não consigo localizar a CI 8125, pois comprei este CI e como a placa não possui o mesmo não sei onde o mesmo se localiza.

Poderia por favor informar a localização do CI de regulagem de voltagem deste modelo de placa mãe.

jason
Administrador
Administrador

Mensagem por jason » 19 Out 2015 22:49

Imagem

O Ci 8125 vinha nas primeiras placas do Bravissimo.
Depois a fabbrica trocou por outro integrado, mais pequeno de 6 pinos, que deve ser este aqui da foto, O codigo pode ser CA2 mas pode ter outra nomenclatura.
Imagem

flaviununes

Mensagem por flaviununes » 07 Abr 2016 09:53

Bom dia a todos!

Considerando que tenho um receptor da marca Phantom ultra 1 que se encontra apresentando o problema similar aos descritos do bravissimo, visto que esse receptor no satélite StarOne C4 não apresenta sinal nas TPs verticais, só tem sinal as TPs horizontais. Esclareço que o mesmo encontra-se compartilhando o sinal através de uma chave diseqc com os satelites da Intelsat 11 e Amazonas que estão funcionando perfeitamente tanto as TPs verticais e horizontais. E apesar de já ter trocado a chave diseqc e o LNB ainda continua apresentado o mesmo problema, gostaria de saber se esse meu problema é o mesmo que se apresenta no bravissimo?

jason
Administrador
Administrador

Mensagem por jason » 07 Abr 2016 20:35

Nao tenho o Phantom Ultra-1 mas esse defeito que voce conta é muito estranho.
Se funciona no 43w teria que funcionar no C4, ainda mais se ja trocou o lnb e a diseqC.
A primeira coisa que tería que testar e conetar o C4 direto no tuner 1 , sem pasar pela diseqC, para ir tirando algumas conclusoes do problema.
Imagem

flaviununes

Mensagem por flaviununes » 08 Abr 2016 15:57

Obrigado pela atenção!
Informo que já testei conectando o C4 direto no tuner 1 , sem pasar pela diseqC, mas o problema continuou.
Observei, após algum tempo com o tuner 1 ligado, as vezes o sinal das TPs verticais voltam, a pesar de não ser instáveis.
Mas o que me deixe sem entender, é que esse problema só ocorre no C4! Pois as TPs verticais funciona no amazonas e no 43w.
Acrescento ainda, que o tuner 2 que é da mesma marca do tuner 1, funciona perfeitamente no C4.

jason
Administrador
Administrador

Mensagem por jason » 08 Abr 2016 16:33

Outro teste sería colocar outro receptor diferente e testar o C4 ai nessa instalaçao.
Estaria ficando 3 posiveis opçoes da razao do defeito que seríam:

1- Bug na firmware (nesse caso teria que fazer recovery e reinstalar firmware atualizada)
2- defeito no tuner 1 (módulo sintonizador) que estaria falhando por azar justamente nas frequencias verticais do C4.
3- defeito no cabo coaxial ou conetores (cabo amassado ou sujeira ou umidade nos conetores)
Imagem

flavio a bezerra
Moderador
Moderador
Receptor: S1001,PFC HD

Mensagem por flavio a bezerra » 08 Abr 2016 21:10

Se o amigo não estiver usando um lnb customizado sua antena só está precisando de um ajuste para melhorar a qualidade do sinal...
A vida para mim é sempre suave

O patriotismo é o último refúgio dos canalhas.Samuel Johnson

ImagemImagem

dufuria
Receptor: bravissimo twin

Mensagem por dufuria » 18 Abr 2016 23:14

Tenho um problema similar, porem tuner 1 pega apenas verticais, horizontais nao pega. Quando mudo o lnb para 9750-1700 até pega algumas horizontais, mas nao pega verticais... estranho!!!

Minha placa é igual a da ultima imagem postada!!!

jason
Administrador
Administrador

Mensagem por jason » 19 Abr 2016 00:18

Veja se o tuner 1 realmente esta fornecendo os 13 volts e os 18 volts para as tps verticais e horizontais respectivamente.
Caso sim, troque o lnb e reveja tambem a sintonia da antena.
Se nao quiser trocar de lnb pode testar seu lnb atual no tuner 2.
Imagem

Heider Xavier 87
Receptor: Az box bravíssimo

Mensagem por Heider Xavier 87 » 05 Jul 2016 14:53

Boa tarde, tenho um bravíssimo twin, o sinal do tuner 1 está muito fraco. Fiz a medição da voltagem e os dois apresentaram 19 v. No meu sistema tenho um S1001 fusionando perfeitamente entao nao é problemas com lnb e cabos. Esse aparelho ja passou por varias transformações. O que pode ter acontecido???

jason
Administrador
Administrador

Mensagem por jason » 05 Jul 2016 17:55

Ou seja que colocado no mesmo cabo de antena outro receptor esta funcionando bem, entao nao seria mal apontamento, cabos, ou lnb.
Pode ter um defeito o tuner 1 do Bravissimo, umidade, etc, ou mesmo alguma peça do tuner com defeito.
Tambem pode ser que o software do aparelho esta bugado.
Se os 2 tuners tem 19 volts entao a fonte esta funcionando bem aparentemente.
Tente deixar ele como Bravissimo original e testar o tuner 1 novamente.
Imagem

Heider Xavier 87
Receptor: Az box bravíssimo

Mensagem por Heider Xavier 87 » 13 Jul 2016 14:20

Boa tarde a todos.

Fiz o recovery no bravíssimo para ver se recuperava o tuner 1 e acabou q agora o tuner 1 continua 7% e 10% e o "tuner 2" parou de funcionar agora está com o sinais 10% e 20%.
Alguém tem alguma opinião? Minha placa tem sistema CA2.
Se eu consegui fazer funcionar pelo menos o tuner 1 da pra fazer roda pelo cs

Responder

Voltar para “Serie Bravissimo (Twin-Wifi-Moozca)”